E-commerce

Bons Exemplos de Marketing Societal


O marketing societal é uma das modalidades de marketing que mais cresce, graças a preocupação dos clientes com o impacto positivo de seu consumo para a sociedade. Como já falamos em texto anterior, o marketing societal é dividido em 5 modalidades diferentes que vão da Filantropia até Patrocínio dos Projetos Sociais. Cada uma com suas características e impactos diferentes.

Porém, além das classificações teóricas o marketing societal também é muito versátil e temos muitos bons exemplos que podem servir de inspiração para empresas e e-commerces dos mais diferentes tipos e tamanhos.

Marketing Societal: Itaú – Leia para uma Criança

exemplo de marketing societal itau leia para uma criança

O grupo Itaú Unibanco tornou sua campanha “Leia para uma Criança” conhecida em todo o Brasil e consequentemente tornou sua marca sinônimo deste gesto tão importante.

Toda essa ideia começou há mais de 10 anos com a criação da Fundação Itaú Cultural, que tomou forma com objetivo claro de influenciar positivamente a educação e principalmente, a leitura desde a primeira infância. Dentro desse objetivo, a campanha Leia para uma Criança é a iniciativa mais conhecida do público, que incentiva o hábito dos pais lerem para os filhos, atuando em duas frentes socialmente importantes: A educação e os laços familiares.

Através do seu site, o Itaú concretiza essa iniciativa possibilitando que qualquer um solicite gratuitamente livros infantis para serem entregues em casa.

Apenas em 2017 serão entregues 3,6 milhões de livros, além de 5.000 exemplares de fonte ampliada ou em Braile, em parceria com a Fundação Dorina. Com isso desde 2010 a iniciativa de marketing societal do Itaú já distribuiu mais de 50 milhões de livros.

Por que é um bom exemplo de Marketing Societal?

Através da iniciativa Leia para uma Criança, o Itaú associa sua marca com a educação, transmitindo a imagem de uma instituição socialmente responsável e sinônimo de educação, leitura e até laços familiares. Além disso, ele apresenta sua marca para futuras gerações. Fazendo uma estimativa a longo prazo, daqui a 10 anos quantos jovens adultos não vão associar o Itaú a um momento lúdico e positivo e consequentemente estarem mais amigáveis a marca do banco? Possivelmente muitos.

Marketing Societal: Natura Ekos

exemplo de marketing societal natura ekos

A marca Natura é sinônimo de sustentabilidade e marketing societal. De forma espontânea a marca fez de seu negócio altamente sustentável e tornou os 4 pilares da sustentabilidade (ambiental, econômico, social e cultural) parte de seu modo de agir e ser.

Um grande exemplo é a linha Natura Ekos, um dos carros chefes da marca e possivelmente o maior exemplo de marketing societal integrado à uma empresa. A linha Natura Ekos é toda feita e direcionada para plantas, frutos e elementos naturais dos biomas brasileiros (castanha, andiroba e patauá, por exemplo). Porém, indo muito além de utilizar esses elementos a Natura inclui no processo de seus produtos comunidades locais, oferecendo a elas uma justa remuneração, fortalecimento de sua cultura, proteção de seu ambiente e o sustento da comunidade, sempre divulgando suas iniciativas ao público, a Natura torna público seu método de trabalho sustentável.

Por que é um bom exemplo de Marketing Societal?

A Natura Ekos é um grande exemplo de empresa sustentável, com iniciativas que integram produtos, responsabilidades e até o propósito de existir da empresa. É impossível não pensar na Natura e não associá-la a uma empresa responsável e preocupada com o mundo.

De certa forma, a Natura conseguiu criar a imagem de que tudo em que ela está associada não causa impacto negativo, muito pelo contrário. De certa forma, é o objetivo universal do Marketing Societal sendo atingido: gerar negócios e mudar o mundo para melhor neste processo.

Marketing Societal: e-lens – Enxergue o Próximo

A e-lens é o maior e-commerce do Brasil na venda de lentes de contato. A convite do Polen, a marca tornou-se um e-commerce solidário e polinizador, já no primeiro mês de iniciativa Enxergue o Próximo obteve excelentes resultados.

Através da loja virtual, toda vez que um consumidor chega no carrinho ele pode escolher uma OSC (mais conhecida como ONG) entre três selecionáveis para receber uma doação de R$ 1,00 feita pela e-lens. Entre as organizações escolhidas (com a curadoria e parceiras do Polen) estão Fundof, Fundação Dorina e Instituto Sensorial, todas voltadas para causa da visão, super alinhadas com o tipo de produto comercializado pela e-lens e de fácil identificação com seu público.

Por que é um bom exemplo de Marketing Societal?

Com a ação Enxergue o Próximo a e-lens integrou o processo de solidariedade ao seu e-commerce de forma natural e prática, convidando o comprador a participar do processo e consequente tornando a experiência mais positiva a cada compra.

Em apenas três meses de inciativa foram doados mais de R$ 23 mil e a e-lens obteve ótimas melhoras com 13% mais conversões de venda, 6% menos abandonos de carrinho e um crescimento de R$ 27,00 no ticket médio.

Inclua o Marketing Societal no seu e-commerce

No Polen, sabemos que todos os processos que envolvem a gestão de uma loja virtual são complicadas, da logística as tecnologias. Sabendo disso, acreditamos que incluir o Marketing Societal na sua jornada de compra deve ser fácil e descomplicado, por isso criamos uma estratégia de aumento de conversão de vendas que usa a responsabilidade social como argumento de vendas.

Para saber mais, entre em contato com nossa equipe.


View Comments
There are currently no comments.