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Black Friday: Dicas para o seu E-commerce


Dia 24 de Novembro é a data da Black Friday 2017 no Brasil, mas é bem verdade que o trabalho dos e-commerces já começa muito antes, com ofertas pré Black Friday já iniciando logo no começo de Novembro.

E esse esforço é muito importante! Para muitas lojas virtuais essa é a data comercial mais importante, superando até mesmo o Natal e o Dia das Mães em vendas. E mais, com os pequenos sinais de melhora da economia, essa é a data que pode salvar o ano de muitas empresas. Segundo pesquisa divulgada pelo Google, essa Black Friday deve movimentar 2,2 bilhões de vendas em 2017, sendo uma data muito esperada: 71% dos brasileiros já comprou na data em anos anteriores e 68% pretende comprar de novo neste ano.

Outra informação importante é a relevância para os e-commerces pequenos e médios. Na Black Friday de 2016 houve crescimento de 161% nas vendas, contra 134% em e-commerces maiores. Isso mostrar uma tendência dos consumidores em prestigiar lojas menores.

Porém, para aproveitar esse período de vendas e descontos é necessário preparo e cuidado para os e-commerces, sempre prestando atenção redobrada na demanda dos consumidores.

Confira dicas para melhorar suas vendas na Black Friday 2017

Não faça Black Fraude

Ao mesmo tempo que o Black Friday é querida pelos consumidores, também é vigiada e temida pelas ofertas “Black Fraude”, aquele jeitinho de alguns e-commerces de vender tudo pela metade do dobro, oferecendo descontos falsos.
Por isso, nem pense em enganar seus consumidores esse pode ser um dano irreversível para as marcas, com reputação perdida.

A dica para evitar qualquer percepção errada é trabalhar com um regulamento bem visível e deixar claro quais produtos estão em promoção e qual o desconto oferecido, sempre lembrando que é melhor oferecer um desconto menor do que tentar enganar com grandes descontos.

Prepare sua equipe de atendimento

Além de ser um período de ofertas, a Black Friday é um período de competição entre lojas. Pense que seu consumidor está vendo seu e-commerce e outras lojas. Por isso, o atendimento rápido pode fazer toda a diferença na hora da venda.

Em redes sociais, no próprio site e e-mail, fique de olho em cada dúvida, comentário e questionamento dos consumidores e prepare a equipe da sua loja para responder rapidamente. Essa é também uma vantagem dos e-commerces pequenos em detrimento dos grandes, o atendimento personalizado é algo que lojas virtuais com um grande volume de visitas não consegue entregar, então use isso a seu favor.

Defina sua estratégia

Para e-commerces pequenos e médios, a Black Friday é uma ótima época para limpar estoques. Separe com cuidado tudo o que entrará em oferta neste período e deixe os produtos expostos aos seus consumidores.

Também é importante definir como será a mecânica do seu e-commerce no período de Black Friday, desde a navegação dentro da loja até atrativos como frete grátis e conjunto de produtos com preços super atrativos. Tudo isso deve ser pensado dentro de uma estratégia de venda bem estruturada.

Comunique-se

Comunique aos seus clientes sobre as promoções de Black Friday. Essa é uma ótima oportunidade para convidar seus consumidores a comprarem de novo na loja. Para isso, vale a pena usar anúncios para sua base, redes sociais e e-mail marketing. E quem sabe, preparar alguma mecânica para que esse público convide os amigos a comprar em sua loja.

Para os novos clientes crie uma comunicação direcionada, mostrando seus diferenciais e os descontos oferecidos. Também é válido estender a época de descontos, seja realizando uma pré Black Friday ou aproveitando a Cyber Monday.

Pense e calcule toda a Black Friday

Mais do que um período de promoções, a Black Friday é uma época de aprendizado. Aproveite para entender mecânicas novas e melhorar todo o processo do e-commerce, observando o comportamento do seu público e a forma de agir deles.

Faça tudo isso medindo com cuidado o antes, durante e depois da Black Friday, gerando relatórios e comprovando em número as melhorias necessárias para a loja virtual.

Transforma cada compra em uma doação

Além da Black Friday, crie atrativos durante o ano inteiro para trazer mais propósito em cada compra da sua loja, uma ótima ideia é tornar-se um e-commerce que prática o marketing societal, transformando cada compra em uma doação, trazendo mais responsabilidade social para o seu consumidor.

Saiba mais sobre a estratégia de conversão do Polen para tornar qualquer e-commerce em solidário


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