E-commerce

3 Dicas para Lojas Virtuais que Vendem Pouco


Os e-commerces enfrentam situações adversas, muitas delas envolvendo logística, marketing e até questões jurídicas e apesar dos problemas e novos desafios que vão surgindo, nada é mais complicado do que o fator vendas.

Isso porque, um baixo volume de vendas pode comprometer toda a operação e o financiamento das outras áreas dentro da empresa. E apesar dos motivos diversos, a falta de vendas tem 3 principais razões que devem ser sempre muito bem observadas e avaliadas.

Produtos

Observar seu produto e como ele é vendido é o primeiro passo no replanejamento do seu e-commerce. O item costuma ser vendida pela internet? A relação entre o valor de compra e venda, é lucrativo? O valor do frete é atraente e competitivo para compra?

Avaliando tudo isso e observando a concorrência, você pode mapear o quanto é interessante vender este produto em seu e-commerce, se é melhor procurar uma alternativa de item para venda ou outra forma de vender. Principalmente no Brasil, alguns produtos ainda se tornam inviáveis de serem vendidos em lojas online.

Marketing

As promoções e ofertas que você oferece para atrair novos clientes e trazer de volta antigos é importante e deve ser atraente, por isso, quando se trata de marketing é bom se perguntar: é isso mesmo que seu cliente quer? melhor um desconto ou um frete grátis? com que frequência novos produtos devem ser lançados? os canais de comunicação são os certos?

Os fatores de marketing e comunicação são respondidos muito mais por testes e pesquisas do que por observação. Canais de comunicação devem ser testados e avaliados, principalmente com o uso do Google Analytics, que permite medir o investimento por venda, por exemplo. O importante é sempre investir em meios de comunicação e marketing variados, definindo os melhores e mais lucrativos.

Navegação

A navegação do seu e-commerce diz muito sobre as vendas ou melhor, a facilidade de compra. Seu site é responsivo e funciona bem em smartphones e tablets? os formulários são muito longos? os botões são chamativos e fáceis de entender? em quantos cliques seu cliente chega nos produtos mais importante e compra?

A navegação diz muito sobre a experiência que seu cliente pode ter na loja. Uma experiência frustrante é um grande fator de abandono de compra, não encontrar o produto ou mesmo a área para cálculo do frete são problemas realmente sérios que muitos e-commerces sofrem e se quer notam. Um bom meio de encontrar esses gargalos é realizar testes assistidos de pessoas de confiança ou ferramentas de filmagem de tela, como o Hotjar. Também vale pedir uma consultoria de um especialista em experiência do usuário.

Transforma cada compra em uma doação

Crie atrativos para o seu cliente e traga mais propósito em cada compra da sua loja, uma ótima ideia é tornar-se um e-commerce que prática o marketing societal, transformando cada compra em uma doação, trazendo mais responsabilidade social para o seu consumidor.

Saiba mais sobre a estratégia de conversão do Polen para tornar qualquer e-commerce em solidário


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